Carvoeira

A Carvoeira tem raízes muito antigas, sendo já conhecidos testemunhos da presença humana desde o Paleolítico.

Já no século XVI era um antigo reguengo medieval, servido por um pequeno porto, e apesar de ser uma freguesia pequena, existem alguns momentos históricos que merecem destaque.

Em 1836, extinto o município, a Carvoeira passou a freguesia do concelho da Ericeira e, em 1855, integrou o município de Mafra. A título de curiosidade em 1900 a Carvoeira tinha 194 fogos e 717 habitantes.

Mesmo não existindo confirmação histórica, diz-se que existiu outrora um pequeno do porto, junta à Igreja da Sra. do Ó, também denominada Sra. do Porto, onde terão navegado barcos com carvão, facto esse, que terá dado origem ao nome da freguesia.

EXCERTO DO FORAL DA CARVOEIRA

“Item há outrossim na dita vila um Reguengo da coroa do reino onde chamam a Carvoeira, no qual se paga assim de pão e de vinho como de qualquer outro novidade ou coisa que se lhe colhe no dito reguengo o quarto de tudo. 

E paga mais qualquer lavrador com que se parte monte de pão, de cada monte grande ou pequeno, um alqueire de pão que partem. 

E o nosso oficial ou rendeiro lhe dará vinho e fruta à custa das rendas. 

E chamarão a este direito Maria Mendes.”

A freguesia da Carvoeira foi abençoada com uma incomparável beleza natural, onde campo e praia convivem de forma harmoniosa, num conjunto de lugares únicos.

Do vale da Sra. do Ó às belas praias da Foz do Lizandro e de S. Julião, a nossa freguesia oferece infraestruturas de qualidade quer seja para um período de descanso quer para residência permanente.

O nosso Brazão

brazao-carvoeira-mafra

A nossa Freguesia

Junta de Freguesia
Assembleia de Freguesia
 
Património
Mapa da Região
As nossas Praias
 
Notícias e Eventos
Carvoeira na História
Estatísticas

Contactos e Horários

Estrada Nacional 247, nº46
2655-030 Carvoeira – Mafra
 
Tel: (+351) 261 865 094
Fax: (+351) 261 869 271
Email: geral@jf-carvoeira.pt
 
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta
das 09h00 às 17h00
Junta de Freguesia da Carvoeira © MAFRA Digital