Associativismo e Colectividades

O Associativismo é a expressão organizada da sociedade, apelando à responsabilização e intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social e constituiu um importante meio de exercer a cidadania.

A importância e o valor do associativismo decorre do facto de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da ação social das populações nas mais variadas áreas.

“Associação” é a reunião de duas ou mais pessoas que põem em comum, de uma maneira permanente, os seus conhecimentos ou a sua atividade para um fim que não é o de partilhar os benefícios.

Trata-se de um movimento no qual as pessoas se agrupam em torno de interesses comuns, constituindo associações, entidades com personalidade jurídica e com objetivos de entreajuda e cooperação.

As associações resultam sempre de uma congregação de esforços, em primeiro lugar dos fundadores e depois de todos os associados. Se por um lado a origem de uma associação acaba por ser comum a todas, ou seja, a congregação de esforços em torno de um interesse comum, por outro, o seu fim, o seu objetivo, já pode ser o mais diversificado, levando a que existam as mais variadas associações (culturais, recreativas, desportivas, defesa do ambiente e património, desenvolvimento local, moradores, estudantes, pais, profissionais…).

Associações e Colectividades na nossa Freguesia

Centro Associativo da Carvoeira

Carvoeira

Liga dos Amigos de São Julião

São Julião

Centro Cultural e Recreativo da Baleia, Barril e Valbom

Baleia

Grupo Desportivo e Associativo de Fonte Boa da Brincosa e Lapa da Serra

Fonte Boa da Brincosa

Sinfonias de Luz - Associação Artística e Cultural

Carvoeira

Associação dos Caçadores do Vale do Lizandro e Carvoeira

Carvoeira

Junta de Agricultores do Vale do Lizandro

Fonte Boa da Brincosa

Associação Aqui por Ti

Fonte Boa da Brincosa

Academia do Bombo

Carvoeira

APOIO AO ASSOCIATIVISMO

Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo

A Freguesia da Carvoeira tem como uma das suas principais preocupações o desenvolvimento económico e social da Freguesia, bem como o bem-estar e qualidade de vida da sua população.
Considerando as associações, e outras entidades sem fins lucrativos, como parceiros importantes na prossecução do interesse público, através da dinamização de atividades culturais, recreativas, desportivas e humanitárias, a Freguesia da Carvoeira reconhece a necessidade de apoio financeiro e logístico a estas organizações.
Pela importância que estes apoios revestem para muitas associações e sendo imprescindível o cumprimento dos valores da transparência e igualdade para uma boa gestão dos dinheiros públicos, e na competência que lhe é atribuída pela alínea o) do artigo 16.º do anexo I da Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, a Junta de Freguesia da Carvoeira, propõe regulamentar a atribuição de apoios às associações ou outras organizações sem fins lucrativos.
O projeto do presente regulamento foi submetido a apreciação pública, nos termos do artigo 118.º do Código do Procedimento Administrativo.