
20 de Maio - DIA EUROPEU DO MAR
Hoje celebra-se o Dia Europeu do Mar, sendo também um dia muito especial para Portugal, pois representa o dia em que Vasco da Gama, em 1498, chegou à Índia, por mar.
Todos sabemos que o mar ocupa a maior parte do planeta terra e nele habitam seres incríveis e misteriosos e que também abriga dezenas de tesouros de tempos passados.
Precisamos tomar consciência e mudar os nossos hábitos.
Repensar e reduzir o consumo de embalagens e plásticos de uso único. E recolher o lixo gerado durante a permanência na praia. Palhinhas, copos, latas, beatas de cigarro, pedaços de esferovite… tudo isso polui as areias e rios e pode muito rapidamente chegar aos oceanos.
O fundo do mar é a casa de muitos seres vivos que necessitam da ajuda dos humanos para sobreviverem e todos podemos contribuir com atitudes bastante simples, colocando em prática ações como:
• quando vais à praia não deixes lixo na areia, como embalagens de comida, garrafas de plástico e até alguns brinquedos. O microplástico altera a composição de certas partes dos oceanos, prejudicando o ecossistema da região e consequentemente a saúde humana.
• não deites lixo para o chão, pois a água da chuva e o vento podem levar esses produtos para o mar;
• separa o lixo reciclável. Se tiveres esse hábito estarás a contribuir para a preservação do meio ambiente;
Estamos a organizar uma Acção de Limpeza Voluntária no Rio Lizandro, no próximo dia 29 de Maio, a partir das 09h00 na Senhora do Ó – Carvoeira.
Junta-te a esta iniciativa e dá também o teu contributo por esta causa.
Torna a tua passagem pela Carvoeira positiva.
O ambiente agradece!
Vem conhecer melhor a Freguesia da Carvoeira