DIA NACIONAL DO MAR

Carvoeira: terra de ligações com o Mar

Celebra-se hoje o Dia Nacional do Mar, data que surgiu no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, e que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.

A data foi ratificada em Portugal em 1997, e tem como objetivo reforçar a importância do mar para o país e para a economia nacional.

Sabia que 97% do território português, é mar?

E a Freguesia da Carvoeira conta com uma ligação muito próxima com o mar, quer a nível das pescas, do comércio marítimo e até mesmo com a prática de surf.

Esta terra gozava de um privilégio curioso na sua história: no local onde o rio que atravessa a freguesia – Rio Lizandro desagua no mar, existia um local de vigia, chamado facho, onde se acendia uma fogueira quando era avistada alguma embarcação dos mouros. Os habitantes da freguesia estavam isentos de serem soldados, mas, em contrapartida, eram obrigados a fazer sentinela ao referido facho, acendendo uma fogueira se necessário fosse.

Hoje em dia as nossas praias são das mais procuradas, quer seja apenas para aproveitar um belo dia de sol e mar, quer seja para a prática do surf, modalidade que reúne milhares de turistas anualmente para virem aqui encontrar características únicas para a prática deste desporto.